Informação sobre anemia, causas, sintomas e tratamento da anemia, identificando o diagnóstico de cada tipo de anemia, como anemia aplástica, falciforme, ferropriva, hemolítica auto-imune, perniciosa, megaloblástica, de Fanconi, e outras.


terça-feira, 15 de maio de 2012

Diagnóstico da anemia

Se o seu médico suspeitar que tem anemia, normalmente precisará de fazer análises ao sangue. Fará análises à hemoglobina e, se o valor for mais baixo do que o normal, será diagnosticado que tem anemia.
Também poderá fazer análises ao sangue para ver os valores de vitamina B12 e folato.
Se as análises mostrarem que tem uma carência numa dessas vitaminas, isso ajudará o seu médico de família a determinar o tipo de anemia que tem. Assim que o seu médico determinar que tem anemia por carência de vitamina B12 ou folato, pode necessitar de mais análises que expliquem a causa dessa carência. Em alguns casos, poderá ter de fazer mais exames, ou iniciar um tratamento com um especialista, por exemplo um especialista em doenças de sangue (hematologista) ou um especialista no tratamento de problemas que afectem o sistema digestivo (gastroenterologista).
Se a carência de vitamina B12 ou folato for causada por uma dieta pobre, será encaminhado para um nutricionista, que poderá aconselhar sobre formas de alterar a sua dieta no sentido de melhorar o seu problema.