Informação sobre anemia, causas, sintomas e tratamento da anemia, identificando o diagnóstico de cada tipo de anemia, como anemia aplástica, falciforme, ferropriva, hemolítica auto-imune, perniciosa, megaloblástica, de Fanconi, e outras.


terça-feira, 15 de maio de 2012

Sintomas da anemia

Além da gravidade da própria anemia, vários fatores influenciam o desenvolvimento:
  • A velocidade com que a anemia se desenvolveu
  • A duração da anemia
  • Os requisitos metabólicos do individuo
  • Outros distúrbios ou incapacidades concominantes (ex: doenças cardiopulmonares)
  • Complicações especiais ou aspectos concomitantes da condição que produziu a anemia.
Cada tipo de anemia tem os seus sintomas característicos, que dependem da sua causa subjacente.
No entanto, há alguns sintomas gerais que estão associados a todos os tipos de anemia.
Esses sintomas incluem fadiga, falta de ar (dispneia), desmaios e um batimento irregular do coração (palpitações). Também poderá sentir dores de cabeça, zumbido nos ouvidos e falta de apetite. Se a anemia for causada por uma carência de vitamina B12, poderá ainda notar outros sintomas, como a pele de cor amarelada (devido à icterícia, um problema que se desenvolve quando um químico chamado bilirrubina se acumula no sangue). Outros sintomas incluem a língua vermelha e a doer (glossite), úlceras na boca e uma sensibilidade ao toque alterada ou reduzida.
Outros sintomas da anemia por carência da vitamina B12 incluem uma sensibilidade à dor reduzida, alterações na forma de andar e se mexer, visão perturbada, irritabilidade e depressão.
Para além dos sintomas gerais da anemia, uma carência de folato pode ainda causar perda sensorial, incapacidade de controlar os músculos e depressão.