Informação sobre anemia, causas, sintomas e tratamento da anemia, identificando o diagnóstico de cada tipo de anemia, como anemia aplástica, falciforme, ferropriva, hemolítica auto-imune, perniciosa, megaloblástica, de Fanconi, e outras.


terça-feira, 15 de maio de 2012

Anemia de doença crônica

Anemia de Doença Crônica, por definição, é aquela que aparece no curso de doenças infecciosas ou inflamatórias  crônicas. Apresenta distúrbios característicos do metabolismo do ferro, comumente uma maior incorporação de ferro ao heme e consequente sobrecarga do sistema histiocítico macrofágico. Às vezes, outros fatores etiopatogênicos se fazem presentes como hemólise discreta, déficit de eritropoese em resposta ao estímulo da eritropoetina ou mesmo deficiência relativa de eritropoetina.
É o tipo mais comum de anemia entre pacientes hospitalizados. Apresenta manifestações clínicas e laboratoriais variáveis, mimetizando ou associando-se a outras formas de anemia. Geralmente é de grau leve, com nível de hematócrito entre 30 e 40%, normocrômica normocítica, podendo mais raramente ser hipocrômica microcítica. A abordagem terapêutica deve ser dirigida à resolução da doença básica.