Informação sobre anemia, causas, sintomas e tratamento da anemia, identificando o diagnóstico de cada tipo de anemia, como anemia aplástica, falciforme, ferropriva, hemolítica auto-imune, perniciosa, megaloblástica, de Fanconi, e outras.


quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Prevenção de anemia nutricional

Fontes alimentares de ferro, não-vegetarianas são carne vermelha, peixe, fígado e gema de ovo. Fontes vegetarianas incluem leite materno, lentilhas e feijão, grãos integrais e produtos feitos a partir destes alimentos. Grãos que brotam e feijão melhoram a biodisponibilidade do ferro que contêm, assim como o consumo de alimentos ricos em ferro com "potenciadores", alimentos que contêm vitamina C. Inibidores de ferro, tais como tanino e cafeína, e alguns minerais essenciais, evitam que o ferro possa ser absorvido e devem ser consumidos separadamente a partir de fontes de ferro. Em alguns locais, farinha, pão e alguns cereais são fortificados com ferro. Se a dieta for deficiente em ferro, suplementos de ferro devem ser tomados por via oral. Durante os períodos de maior necessidade, tais como durante a gravidez e a lactação, a ingestão dietética de ferro deve aumentar, e as mulheres devem tomar suplementos de ferro. Os suplementos de ferro são geralmente combinados com folato ou ácido fólico, uma vez que as deficiências em ácido fólico e ferro podem causar anemia. 
Muito ferro é perdido através de infestação parasitária. A melhor maneira de evitar os parasitas intestinais é lavar as mãos com frequência, e sempre após usar o banheiro e antes de comer alimentos, usando sabão e água potável. Pratos, talheres, panelas e frigideiras, bem como frutas e legumes devem ser bem lavados e limpos e, se necessário tratados com desinfetante, e armazenados em boas condições de higiene. Manter o ambiente limpo e livre de excreções (humanas e de animais) também é importante para evitar parasitas. As áreas de permanência devem ser varridas e lavadas regularmente, e as casas de banho devem ser usadas por todos os membros da família. Os animais devem ser mantidos em áreas separadas, de preferência vedadas, para evitar a contaminação. Como a malária aumenta o risco de anemia, mosquiteiros devem sempre ser usados em locais onde os mosquitos da malária são predominantes. Em áreas com altos índices de infestação parasitária, vermifugação deve ser realizada numa base regular (pelo menos a cada seis meses ou numa maior frequência, se necessário) Dependendo do tipo de verme(s) que é predominante, albendazol (dose única) ou mebendazol são as drogas de escolha para tratamento.